Seniores Femininas vencem Nortenhas


A partida que opôs o Académico e o Algés foi pautada pelo equilíbrio no marcador na maioria do tempo de jogo. Onde foi evidente o mútuo conhecimento das equipas, não sendo de estranhar, já que José Araújo (Algés) e Eugénio Rodrigues (Académico) juntamente com Ricardo Vasconcelos (Seleccionador Nacional e ex-Treinador do Algés) estiveram envolvidos na preparação das Selecções Nacionais de Seniores e Sub-20 Femininos durante 4 meses, e que culminou no brilhante 2º lugar na Divisão B em Sub-20 e consequente subida à Divisão A.

A equipa da cidade invicta esteve sempre na frente do marcador durante o 1º período, excepção em 2 momentos 12-11 (1:26) e 14-13 com que terminou o período, através da marcação com êxito de 2 lances livres da Ana Oliveira.

No 2º período foi a vez de o Algés tomar a dianteira no marcador, mas sempre com vantagem mínima, excepção 18-15 (6:42), mas durante os 4 minutos seguintes os cestos fizeram greve só sendo interrompido por 2 cestos consecutivos do Académico que inverteram o resultado a seu favor (19-18). A 26 segundos do final a norte-americana Christina Wirth (12 pontos 4/14 em lançamentos de campo, 7 ressaltos, 2 assistências e 3 roubos em 39:36 minutos) estabeleceu o resultado ao intervalo (22-21) ao marcar um layup.

Vira o disco e toca o mesmo

O 3º período foi uma cópia dos dois anteriores, em que o destaque vai para a pequena Donica Cosby (15 pontos, 7/15 em lançamentos de campo, 5 ressaltos e 2 turnovers) que mantinha o Académico no jogo ao contabilizar nestes três períodos 14 pontos (quase metade da equipa) dos 29 da equipa.
A 4 minutos do final do período e com o resultado em 29-29, o Académico não marcou qualquer cesto, e o Algés com 4 pontos, atingiu uma vantagem de 33-29.

Até a esta fase do jogo verificou-se 11 alternâncias no marcador e por 3 vezes o jogo esteve empatado (13-13, 19-19 e 29-29), ficando no ar a incerteza quanto ao vencedor.

O momento do jogo

A 7:00 do final do jogo e com o resultado em 36-34 para o Algés, a Joana Araújo (5 pontos, 6 ressaltos, 3 assistências, 3 roubos e 4 turnovers em 27:51 minutos) comete uma falta atacante, dando a oportunidade ao Académico de empatar (ou mesmo passar para a frente), a Donica Cosby que até aqui tinha estado bem falha um layup e a sua equipa esgota os 24 segundos, na resposta foi a vez da Ana Oliveira (16 pontos, 6-16 em lançamentos de campo, 2 assistências, 2 roubos e 4 turnovers nos 34:43 minutos que esteve em campo, e +22 no diferencial entre pontos marcados/sofridos da equipa - melhor do jogo) que após falhar um triplo e a capitã Catarina Coelho ganhar o ressalto ofensivo marca um layup, na jogada seguinte e depois de dois ressaltos ofensivos ganhos pelo Algés, Joana Araújo marca um layup para logo de seguido e beneficiando de um turnover da base Joana Ferreira (Académico) a capitã Catarina Coelho (7 pontos, 2/7 em lançamentos de campo e 2/2 em lances livres e 5 ressaltos em 22:58 minutos) marcar um triplo preciso com assistência da Joana Araújo a 4:00 do final, fazendo um parcial de 7-0 (43-34) e embalando a equipa para a vitória.

Ponto final

A Jennifer Risper, que tinha estado a descansar, reentra na partida a 1:59 do fim com 46-36 no marcador, e de imediato marca um triplo e junta 8 pontos à sua conta pessoal (terminando o encontro como a MVP da partida, com 13 pontos 3/11 em lançamentos de campo e 6/7 em lances livres, 13 ressaltos e 3 assistências).

A diferença do resultado atingiu os 18 pontos através da linha de lance livre, já que o Académico numa tentativa desesperada em parar o cronómetro comete diversas faltas no último minuto, e neste capitulo as jogadoras do Algés estiveram competentes marcando 6 das 7 tentativas.

No geral o Algés dominou as tabelas (46-30) fruto da baixa percentagem de lançamentos das equipas, 33% (20/61) para o Algés e 36% (18/51) para o Académico, mesmo sem contar com umas das principais ressaltadoras da equipa Sofia Silva (média de 7,9 ress/jogo), mas o jogo em equipa é isto mesmo quando umas não estão há sempre alguém a substituí-las, e desta vez foi a Susan Foreid que ao conquistar 8 ressaltos (sendo 7 ofensivos) que deu o seu contributo para o sucesso da equipa.

Dos 19 ressaltos ofensivos conquistados pelo Algés só foram marcados 10 pontos.

Com este resultado o Algés alcança a 7ª vitória na prova e mantém-se no topo da classificação em igualdade com o Vagos (mas com vantagem directa) que também saiu vitorioso na sua deslocação ao Montijo (77-67), enquanto o Académico baixa para a 9º posição.

Esta jornada teve vários desfechos interessantes, como a vitória após prolongamento do GDESSA (93-85) em Torres Novas e vitória igualmente apertada do Boa Viagem (54-48) em Barcelos, já na Madeira a equipa local venceu por 25 pontos (78-53) a equipa da EM Alberta Menéres que no final do 1º período vencia por 24-21. No jogo em atraso da 2ª Jornada, o Boa Viagem foi à cidade invicta vencer a equipa do Académico por 60-47.

Próximos jogos

Na próxima semana os quatro primeiros classificados jogam entre si, o Algés faz viagem curta até ao Barreiro para jogar contra o GDESSA (6/2) que está fazer um excelente campeonato, este jogo será transmitido na SPORTTV3, enquanto o Vagos (7-1) recebe a Quinta dos Lombos (5-2), reeditanto a emocionante meia-final da época passada.

Nos restantes jogos prevê-se algum equilíbrio e poderá acontecer alguma surpresa, onde o Torres Novas viaja até à pérola do Atlântico à procura da 1ª vitória na prova, enquanto Barcelos e Algueirão tentam fugir aos lugares de despromoção, Boa Viagem x Olivais e Académico x Montijo espreitam por uma vaga nos playoffs.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Valdemar Costa (nº 7Algés) na Selecção Esperanças

Mini-Basket está de volta!

Diogo Correia reforça Algés