«Defender nos limites»
João Manuel dá receita para jogo com Illiabum
A 5ª jornada do Campeonato da Proliga vai colocar frente a frente os dois líderes invictos da competição. O Algés vai ter a vantagem de jogar em casa, no próximo sábado, pelas 18 horas, diante o Illiabum, uma equipa que recolhe os maiores elogios do atleta algesino João Manuel. Só uma sólida defesa, na opinião do extremo, permitirá contrariar a qualidade ofensiva dos ilhavenses, muito por culpa do talento individual dos seus atletas. Ritmo elevado, com transições rápidas e o apoio do público são aspectos que João considera importantes para o Algés chegar ao comando da Proliga.
Depois de uma interrupção bastante prolongada, João Manuel tornou-se para além de uma natural curiosidade, um dos reforços mais sonantes da equipa do Algés para esta nova temporada. Os algesinos apostam numa temporada positiva, para o qual a boa forma de João Manuel poderá, e muito, contribuir. “Apesar de ainda não estar a 100% em termos físicos, já sinto uma grande evolução desde que regressei. O resto aparece com naturalidade. O facto de ter estado parado não serve de desculpa para a qualidade das minhas prestações.”
Quatro vitórias em igual número de jogos disputados são o registo actual do Algés, que tal como o seu adversário do próximo sábado continua invicto. Uma sequência de triunfos que o extremo quer prolongar, pois caso isso aconteça isola-se no comando do campeonato. “O objectivo é precisamente esse. Alcançar os nossos objectivos passa, também, por ganhar o próximo jogo.”
O Illiabum não será certamente um adversário fácil, até porque os ilhavenses apostam forte no regresso ao escalão principal. Uma equipa à qual João reconhece talento individual, que faz dela um opositor muito complicado de parar defensivamente. “A classificação, apesar de só terem sido jogadas 4 jornadas, reflecte essa ideia. Em termos individuais, o Illiabum é uma das equipas com mais e melhores soluções da Proliga. Ofensivamente são muito fortes, o que nos obrigará a defender nos limites durante os 40 minutos.”
As vitórias conseguem-se com trabalho e preparando bem os jogos. Sem querer abrir o jogo, João Manuel aponta alguns princípios que a equipa terá de manter, e que tanto sucesso proporcionaram até agora. “Não querendo estar a desvendar a estratégia para o jogo de sábado, acredito se mantivermos o ritmo do jogo elevado, ‘correndo o chão’ como temos feito, podemos retirar vantagem. Importante também é o facto de jogarmos diante dos nossos adeptos, que aproveito a ocasião para convidar a estarem presentes. “
Comentários
Enviar um comentário