Taça Federação / Liga Feminina


A Taça Federação é uma prova criada recentemente pela FPB (esta época realizasse a terceira edição), onde só têm acesso os 8 primeiros classificados no final da 1ª volta da Liga Feminina de Basquetebol.

A prova realizasse em três dias consecutivos (27-29 Janeiro de 2012) em sistema de eliminatória, onde os jogos são concentrados no mesmo local.

Os vencedores das duas edições foram a Quinta dos Lombos (2011) e CAB/Madeira (2010) 

O Algés marcou presença em todas elas, em  2010 foi eliminado nas meias-finais pelo CAB, e em Janeiro deste ano foi finalista vencido.

Seis equipas já apuradas

À entrada para a última jornada da 1ª volta, já se encontram apuradas seis (6) equipas para a Taça Federação (Algés, Vagos, Boa Viagem, GDESSA, Quinta dos Lombos e CAB), sendo as duas últimas vagas decididas nesta última jornada.

No topo da classificação as posições 1 a 3 estão destinadas às equipas do Algés, Vagos e Boa Viagem, sendo que as Algesinos partem em vantagem para se sagrarem campeão de inverno, enquanto Vagos e Boa Viagem medirão forças entre si.

As posições 4 a 6 também já têm dono (GDESSA, Quinta dos Lombos e CAB) faltando determinar qual a ordem. As equipas do GDESSA e Quinta dos Lombos defrontam-se no Barreiro (sábado pelas 10H30 com transmissão na SPORTTV3) e o vencedor deste jogo assegura o 4º classificado, enquanto o CAB que só pode alcançar o 5º, recebe a equipa do Montijo.

Jogo das decisões

O Vencedor do jogo Académico x Olivais pode definir o 7º classificado, enquanto o derrotado fica a depender dos resultados do Montijo, que estando a atravessar por uma boa fase, o regresso à competição da sua base Márcia Costa ajudou, e que na jornada anterior derrotou os vizinhos do Barreiro por números esclarecedores, não tem tarefa fácil, pois desloca-se à Madeira e em Janeiro (dia 22) recebe o Boa Viagem em jogo que ficou atrasado. Para ficar com a uma vaga terá de vencer pelo menos um destes dois jogos, caso contrário será o derrotado do jogo Académico x Olivais a ficar com esta vaga.

Cauda da tabela

Em Casal de Cambra defrontam-se duas equipas aflitas na classificação, onde a equipa da profª. Isabel R Santos (EMAM) quererá descolar dos últimos lugares, enquanto a equipa liderada por Fernando Pereira (CD Torres Novas) quererá alcançar a primeira vitória na prova e aproximando-se dos seus opositores directos (Barcelos e EM Alberta Menéres).

Classificação Actual
1º Algés - 19 pontos (9V/1D)
2º Vagos - 19 (9/1)
3º Boa Viagem - 16 (7/2)
4º GDESSA - 16 (6/4)
5º Quinta dos Lombos - 16 (6/4)
6º CAB - 16 (6/4)
7º Académico - 16 (4/6)
8º Olivais - 16 (4/6)
9º Montijo - 13 (4/5)
10º EMA Menéres - 12 (2/8)
11º Barcelos - 12 (2/8)
12º Torres Novas - 10 (0/10)

Próxima jornada

SÁB-17.DEZ.11
GDESSA vs Quinta dos Lombos (10H30 - SPORT.TV3)
EMA Menéres vs Torres Novas
Barcelos vs Algés
Académico vs Olivais
CAB/Madeira vs Montijo

DOM-18.DEZ.11
Vagos vs Boa Viagem

Resultado do Sorteio (Taça Federação)

Quartos-final
Jogo A: 6º vs 2º
Jogo B: 4º vs 1º
Jogo C: 7º vs 
Jogo D: 3º vs 8º

Meias finais
Vencedor Jogo D vs Vencedor Jogo A
Vencedor Jogo vs Vencedor Jogo C

Final
Vencedores dos Jogos das Meias-finais

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Valdemar Costa (nº 7Algés) na Selecção Esperanças

Mini-Basket está de volta!

Diogo Correia reforça Algés