Sub-20 terminam em 5º

O objetivo da seleção nacional de Sub-20 Masculinos era a promoção à Divisão A, mas a derrota (57-82) com a poderosa Polónia (vindo mais tarde a sagrar-se campeão), nos quartos-de-final, hipotecou esse desejo. A partir daí a equipa concentrou-se na intenção de igualar a melhor classificação portuguesa de sempre no Europeu (5º lugar) e conseguiu. 

"Foi uma vitória inteiramente merecida e o resultado não espelha o domínio que tivemos ao longo dos 40 minutos. Só não vencemos por mais devido à ansiedade em terminar e ganhar o jogo, mas fomos os melhores desde o primeiro minuto", conta o selecionador nacional, André Martins. 

O técnico diz que a equipa está muito feliz com esta quinta posição alcançada, mas não esconde um certo amargo de boca por Portugal não ter conseguido ir além dos quartos-de-final. "É uma grande classificação, o nosso basquetebol masculino de formação está todo na Divisão B, mas este grupo de trabalho, em virtude do que fomos fazendo e alcançando, deu-nos confiança de que poderia ir mais longe. Se não tivéssemos perdido, por dois, com a Bélgica, teríamos ganho o grupo e evitado a Polónia (que é, de facto, de outro campeonato...) nos quartos-de-final", lamenta André Martins. 

E prossegue: "Nós ganhámos à Grã-Bretanha e à Hungria durante a preparação, duas equipas que foram às meias-finais.. Estou feliz porque demos tudo e porque fizemos um grande trabalho, mas tínhamos capacidade para ir um bocadinho mais acima...

André Martins não poupa elogios aos seus atletas: "Tenho de enaltecer o empenho dos jogadores durante a competição. Têm capacidade para representar a nossa Seleção e espero (é um desejo meu...) ver alguns deles dentro de um ou dois anos na Seleção principal.

A finalizar, o treinador lembrou quem o ajudou a chegar até aqui: "Gostava de agradecer à federação o facto de nos ter proporcionado uma boa preparação, mesmo num momento complicado como o que atravessamos, financeiramente. E não posso deixar de mencionar e agradecer, também, o extraordinário trabalho que o professor Mário Gomes realizou no planeamento da Seleção de Sub-20. Este sucesso também é dele!


O nosso atleta Diogo Ventura teve uma prestação de bom nível, contribuindo nas várias áreas do jogo (pontos, boas percentagens, ressaltos, assistências e roubos), ficam aqui os seus registos jogo-a-jogo:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Valdemar Costa (nº 7Algés) na Selecção Esperanças

Mini-Basket está de volta!

Diogo Correia reforça Algés