Prémios CNID - Prémio Carreira para Ticha Penicheiro

O governante marcou presença na cerimónia do CNID e exaltou o papel de atletas como Sara Moreira, Dulce Félix e Ticha Penicheiro.


Emidio Guerreiro
O secretário de Estado do Desporto e Juventude destacou o papel de modelo e referência que as três atletas hoje premiadas pelo CNID têm na juventude portuguesa que começa a praticar desporto.

«Além da enorme carreira desportiva de cada uma, têm um papel de modelo e referência para a juventude portuguesa», afirmou Emídio Guerreiro, pouco depois de Sara Moreira, Dulce Félix e Ticha Penicheiro terem recebido galardões do CNID – Associação de Jornalistas de Desporto.

Emídio Guerreiro aproveitou o evento para realçar a importância de dinamizar a economia do desporto, nomeadamente através da promoção dos Centros de Alto Rendimento (CAR) existentes no país.

«Existe uma economia do desporto que tem que ser rentabilizada. Esse trabalho está a ser feito e vai continuar a ser feito a partir de 2014 e está a ser integrado com a política do turismo, com as autarquias e com as federações», disse Emídio Guerreiro.


Trio de elite > Dulce Félix, Sara Moreira e Ticha Penicheiro
A antiga basquetebolista Ticha Penicheiro também foi distinguida com o Prémio Carreira, após 15 anos ao mais alto nível no basquetebol, em que sobressaem os títulos da WNBA (Sacramento, 2005) e Euroliga (Spartak de Moscovo, 2007), além do record de assistências na liga norte-americana (2599 em 454 jogos). Orgulhosa, a antiga basquetebolista admitiu que nunca pensou alcançar tantas marcas de relevo longe da terra natal.


Prémio Carreira > Ticha Penicheiro
«Saí de Portugal para ser profissional e quando cheguei aos Estados Unidos ninguém sabia onde era Portugal», lembrou Ticha, que actualmente é empresária. «Tenho 13 jogadoras americanas, uma inglesa e uma brasileira e tento colocá-las na WNBA e depois na Europa», salientou, acrescentando que o basquetebol feminino nacional «está no bom caminho».

Lista de todos os prémios:

Prémio Carreira: Ticha Penicheiro - Basquetebol.
Atleta Português no Estrangeiro: Cristiano Ronaldo - Futebol.
Atletas do ano: Dulce Félix - Atletismo; Ruben Faria - Motociclismo; Rui Costa - Ciclismo; Sara Moreira - Atletismo.
Revelação do ano: Frederico Silva - Ténis.
Equipas do ano: Emanuel Silva/Fernando Pimenta - Canoagem; Hóquei em Patins Sénior do Sport Lisboa e Benfica.
Treinador do ano: Ryszard Hoppe - Selecionador Nacional de Canoagem.
Prémio Dedicação: João Baptista - Estádio Nacional.

fonte: Sapo e oJogo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Valdemar Costa (nº 7Algés) na Selecção Esperanças

Mini-Basket está de volta!

Diogo Correia reforça Algés