Sub-18 Femininos: Alcançam histórico 9º lugar no Europeu

A pequena base grega foi a melhor marcador do Europeu
Portugal terminou um inesquecível Verão na Divisão A após vencer o sexto jogo consecutivo e alcançar o nono lugar no Campeonato Europeu de Sub-18 após uma super-recuperação vitória sobre a Grécia (69-56).

Desde cedo que Portugal parecia ter o destino traçado já que a Grécia chegou a 35-17 a meio do segundo período, através de 1 triplo da melhor marcadora do torneio, Anna Stamolamprou e que neste jogo marcou 29 pontos.

Mas com a confiança duma equipa que tinha vencido cinco jogos seguidos (dois deles após prolongamento) Portugal consegue encurtar o défice para 11 pontos (27-38) ao intervalo.

No final do terceiro período não só conseguiu anular a vantagem das Gregas, mas como passou para a frente com um lançamento marcado da Chelsea Guimarães em cima da buzina (50-48).

Estando agora por cima dos acontecimentos, Portugal aproveitou o momento para tirar vantagem sobre as abatidas Gregas, produzindo um excelente 19-8 no último período, culminando uma segunda parte de grande nível (42-18).

A melhor das Algesinas foi a Chelsea Guimarães que terminou o encontro com 4 pontos, 8 ressaltos e 4 assistências, mas o seu plus&minus de +25 foi importante para que a vitória sorrisse a Portugal.
Estatistica Portugal x Grécia

Vale a pena acreditar

A alegria que irradiava das nossas jogadoras é o tributo de tantas horas, no centro de treino, no clube ou nos estágios, de dedicação, de esforço, de acreditarem e lutarem sempre. Foi isso que as tornou fortes e as transformou numa verdadeira equipa ganhadora. 

Chelsea teve um Verão em grande, nas
Sub-16 e Sub-18 nacionais

De facto valeu a pena. São por isso credoras da admiração e apresso pelas alegrias que também trouxeram aos apaixonados do basquetebol. 

Este resultado vem a consagrar a evolução sustentada do basquetebol feminino jovem.

Após os excelentes resultados da Seleção Nacional de Sub-20 Femininos nos últimos 3 anos, ainda há duas semanas voltámos a fazer história com a Seleção Nacional de Sub-16 Femininos no Europeu de Matosinhos onde atingimos a medalha de prata e subimos pela primeira vez à Divisão A europeia deste escalão, ganhando a adesão de 4.000 adeptos que lotaram o pavilhão CDC de Matosinhos e prestaram um apoio caloroso à nossa equipa. 

Os factos demonstram que existe capacidade e competência, a começar nos treinadores dos clubes, passando pelos selecionadores regionais e terminando em toda a equipa técnica nacional, que, em conjunto com os seus dirigentes, tem sabido ultrapassar as dificuldades através de um sério empenhamento e uma elevada qualidade de trabalho. 


Este é um verdadeiro Verão de ouro para o basquetebol feminino. Saibamos aproveitá-lo para prosseguir o caminho da sua consolidação e contínuo progresso. 

Para as três jovens do Algés que na próxima época continuam a jogar juntas na Liga Feminina e nas Sub-19, foi uma época em cheio, senão vejamos:

Joana Soeiro e Simone Costa
Campeão Nacional da Liga Feminina
Vencedora da Supertaça
Vencedora da Taça de Portugal
Campeão Nacional de Sub-19
Vice-Campeão Distrital de Sub-19
9º classificado no Europeu de Sub-18 Divisão A

Chelsea Guimarães
Campeão Nacional de Sub-16
Campeão Nacional de Sub-19
Campeão Distrital de Sub-16
Vice-Campeão Distrital de Sub-19
Vice-Campeão Europeu de Sub-16 Divisão B (promoção)
9º classificado no Europeu de Sub-18 Divisão A
Vencedor das Festas Juvenis 2013 em Sub-16.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Valdemar Costa (nº 7Algés) na Selecção Esperanças

Mini-Basket está de volta!

Diogo Correia reforça Algés